Estimado/a Amigo/a
Estimado/a Colega
Aceite a minha saudação de respeito e estima.
Desculpe-me pelo eventual abuso de enviar esta mensagem e-mail, mas o facto de em alguma vez ter colaborado, ajudando em algumas das nossas iniciativas, permite-me esta abordagem feita de forma menos elegante, em série e menos pessoal.
Se tiver uma resposta sua, certamente que a minha próxima mensagem será personalizada.
Continuo a trabalhar na promoção da Saúde Mental, tratando pessoas doentes e procurando honrar o trabalho dos profissionais intervenientes em patologias aditivas e comorbilidades associadas.
Continuo a fazer formação com o que estudo e aprendo, e continuo a promover a Mala da Prevenção que criei.
Continuo a procurar estimular a partilha do conhecimento que envolva os profissionais portugueses e estrangeiros.
Continuo a fazer movimento para que intervenientes portugueses possam partilhar a sua experiência com outros colegas da Europa e de fora da Europa.
Trabalhando, continuo a estar com a minha liberdade, onde sou aceite ou para onde sou convidado.
Nos últimos dois anos tenho andado bastante por fora, e como habitualmente sempre que possível criando condições para que outros colegas também saiam.
Disso, de outros temas, e de reflexões, pretendo gradualmente fazer algum relato para partilhar.
Argel, Madrid, Cabo Verde, Lima, Quito, La Paz, Bogotá, Caracas, foram locais de onde recebi convites e onde tive a possibilidade de partilhar um pouco do que muitos de nós fazemos.
Em Abril passado fomos muitos, algumas dezenas, os profissionais portugueses presentes nas Jornadas Nacionais de Socidrogalcohol, em Oviedo, onde os nossos colegas, verdadeiros amigos e "velhos" companheiros de percurso, continuaram a responder sim ao nosso pedido/sugestão de haver inscrições mais favoráveis para nós portugueses.
Estas atitudes que venho assumindo desde há muitos anos, para fora e para dentro, sempre se revelaram um contributo para o aumento da partilha. Em mais de 22 anos pude contribuir para que fossem efectuadas largas centenas de participações de portugueses em encontros internacionais.
Por isso sempre me reconheci agradecido aos que, em boa verdade sem hipocrisia e respeitando valores éticos, são amigos que nos ajudam, concretizando factos nobres: a possibilidade de aprender mais a apossibilidade de partilhar o conhecimento e a experiência.
Tal como em anos anteriores, felizmente os laboratórios Janshen e MSD continuaram a apoiar a ida de muitos profissionais às iniciativas dos nossos colegas de Socidrogalcohol e de outras associações técnicas e cientificas credíveis.
No final de Maio decorreu mais uma edição do EUROPAD, agora em Zagreb, e onde, com a colaboração de colegas, apresentei reflexões sobre o nosso trabalho. Também alguns estiveram presentes, apoiados pela MSD.
Este mês aconteceu a Universidade de Verão T3EUK em Londres.
Também este mês aconteceu, para jovens Médicos Internos de Psiquiatria, uma animada formação de 4 horas, no Serviço de Psiquiatria do Hospital de Viana do Castelo.
E também aconteceu o VII Colóquio Internacional de Esquizofrenia do Porto.
Beneficiando do direito à informação independente e livre que a net nos faculta, decidi criar o blog Droga para que saiba.
http://www.drogaparaquesaiba.blogspot.com/
Se desejar faça o favor de ir lendo, comentando /colaborando e divulgando.
Das iniciativas que tenho promovido ou ajudado a promover (e divulgar) desde há dezenas de anos em Portugal e fora do país, e daquelas em que pude participar como convidado, guardo centenas de fotos e relatos de actividades em que muitos colegas e amigos participaram .
Estou a organizar essas memórias.
O 1º dvd MEMÓRIAS foi apresentado e destribuído em Fr, em Maio passado, por ocasião dos 33 anos do SATO Picardie. Nestas celebrações estiveram presentes mais de 30 portugueses.
Se for o caso, será que posso colocar no blog, na secção Memórias, a sua fotografia, em alguma reunião, seminário ou encontro, ocorrido entre 1987 e 2010 , em Portugal ou no estrangeiro, e em que, pela sua participação amiga estivemos juntos?
Porque a memória existe e a gratidão tem que continuar a ser exercida, coloco a fotografia desde que me responda favoravelmente.
Muito obrigado pelo tempo que dispensou a ler esta mensagem
Aceite a minha estima
Bem haja
Luis Patrício
_________________________________________
NR
Luis Patrício, o primeiro à esquerda da última fila, num almoço no restaurante Casa Velha, em Mação, dos nascidos em 1952. Tendo nascido em Gavião, o meu obrigado aos maçanicos que, assim, me abriram as portas a uma convivencialidade sem fronteiras. Ou de como tenho o privilégio da amizade de Luís Patrício e de, assim, me associar a mais este seu gesto de dádiva à Comunidade numa área tão sensível como a da saúde mental!
Força, Luis!!Conta connosco!
antónio colaço
Links Amigos