O Dr. João Manuel Tubal Gonçalves, à mesa com o animador de serviço, no RES PUBLICA
NOTA PRÉVIA
-Espera lá mas....este senhor não é o Júlio Magalhães? Como é?!Isto está a dar para o torto, e logo com o pessoal do Porto? Tens de transferir para lá o RES PUBLICA e em vez de cozido, sai uma dose de Tripas à moda d......
Sim, de facto, depois de Alfredo Maia, na semana passada, retido no Porto por acordos sindicais e de que fomos informados em cima da hora, também hoje, Júlio Magalhães, que, de forma convincente aceitou, pessoalmente, o nosso convite, hoje, em cima da hora, pela voz da sua secretária (Júlio, pelo menos uma palavrinha tua era simpático, mas "prontos, meu"!) mandou dizer que não poderia almoçar devido a "reunião de urgência com a Administração!"
Ficamos, novamente, em cima da hora, sem margem para alternativas.
Mas....estávamos longe de imaginar a riqueza do almoço que, inesperadamente, haveria de ter lugar!
É sobre esse cozido à portuguesa, com Timor pelo meio, que já voltamos para vos falar e editar o respectivo vídeo.
Antes, podemos anunciar, de acordo com reunião de trabalho hoje realizada entre a ânimo e a gerência do RES PUBLICA que os almoços passam para o modelo de TERTÚLIA, ou seja, a possibilidade, finalmente, de o convidado dialogar com os comensais, gravando, em seguida, como de costume, uma versão condensada do que de mais importante foi dito!
O nosso próximo convidado seráo Dr.Paulo Borges, Presidente da União Budista Portuguesa, entre muitas outras ocupações académicas e sociais e o almoço está marcado para a próxima QUINTA FEIRA, 24 de Fevereiro, pelas 13 horas.
O MILAGRE DAS RUPIAS
___________________
Não é todos os dias que tropeçamos nas mil histórias por contar da história de um país. Histórias que por razões várias não lograram ultrapassar o silêncio das quatro paredes onde tiveram seu princípio, histórias com ideias dentro que uma vez nas ruas ou nos escombros do que restou de um país destroçado, sem alma, mas com gente, com crianças de olhos postos nestes protagonistas, que ainda não conhecem mas a quem lançam a mão na esperança de um futuro que não tarde em dar-lhes a volta ao desesperançado presente em que vivem.
Tenho na minha frente um homem que se contorce, que se incomoda porque percebe que aquilo que deveria ser um almoço para falar da aventura de se juntar com três amigos para animar um restaurante no Chiado, em breve, mais depressa do que julga, faz-nos navegar a uma velocidade incontrolável onde um mar de indisfarçáveis lágrimas se apresta para desfraldar as velas de uma caravela com muitas histórias que contar!
João Tubal, economista, 60 anos, andou nas ruas nos solidários cordões por Timor, sem saber que, mais depressa do que julgava, mas sonhava, teria na sua mão, na sua cabeça, primeiro, a chave para fazer abrir em Timor, no espaço de mês e meio após a libertação, uma casa onde os timorenses conseguissem, finalmente, fazer das miseráveis rupias guardadas, das tantas economias destroçadas, os escudos com que erguer o deve/haver de um país a acertar o passo com a história.
Foi das mãos de João e da equipa de retaguarda, que formou e que não se cansa de defender, que o Timor libertado começou a bailar de alegria nos olhos das esperançosas crianças em que tropeçou e que para sempre o marcariam, num “acto de humanidade”, que Sérgio Vieira de Melo lhe confidenciará, ao conseguir que os dirigentes financeiros, lá bem longe, confiassem na solução que encontrou para que os timorenses, de mãos a abanar, conseguissem fazer das rupias desvalorizadas as rosas perfumadas de um novo e financeiro amanhecer.
João não quer falar muito, mas a emoção deste almoço, que o repórter por compromisso assumido não detalhou, é uma história só adiada que, um destes dias, quem sabe, exigirá ser contada por uma Pátria timorense, verdadeiramente libertada.
João, que é tenor em tertúlias animadas, vai perder o temor de uma humildade que em nada ficará beliscada, quando nos contar, tim, tim, por tim, tim(or),a verdadeira história dos primeiros passos da banca da Timor hoje libertada.
Obrigado, João.
antónio colaço
Links Amigos