Frei Bento Domingues nunca tinha entrado na Associação 25 de Abril e no RES PUBLICA, seu restaurante, mas ficou maravilhado com o trabalho de Siza na recuperação do velho edifício outrora sede do jornal "A Época".
Foi muito difícil conseguirmos este agendamento mas uma vez entre nós, esteve de corpo inteiro, totalmente disponível para aqueles que ficaram para o ouvir. E como foi fascinante vermos, frente a frente, dois homens com vontade de intervir na mudança de rumo por que passam estes desanimados dias de Abril: Frei Bento, cujas armas são a pregação da Palavra - é da Ordem dos Dominicanos, Pregadores por excelência, e Vasco Lourenço, que, há alguns anos atrás, saiu para rua com as armas outras de onde, afinal, sairiam os cravos com que persistimos em acreditar nos perfumem os dias com mais justiça social.
"Não diabolizo a política, dirá Frei Bento na conversa informal, mas é preciso puxar pelo que há de melhor em cada um!
Já para Vasco Lourenço "os partidos aprisionaram a democracia.Ganharam o monopólio da representatividade política e não o largam!Quem está no poder já não representa os eleitores, vejam-se as últimas taxas de abstenção!
É aliás, sobre estas realidades que Vasco Lourenço pensa falar nas comemorações do 25 de Abril. E ainda nesta linha, anunciou que a Associação vai entrar nesse dia no Facebook, para significar o papel que atribui a estes novos mecanismos de intervenção social.
Frei Bento tece, aqui, duras críticas à forma como os media hoje estão no terreno e ao papel que as desgraças desempenham nas aberturas dos telejornais!
O nosso convidado dirá, no almoço que mantivemos - um prato de grão com bacalhau desfiado, que obteve a adesão do nosso dominicano - que "a Igreja,no princípio, estava ao serviço, mas a partir do Sec IV quis ter poder e desgraçou-se!"
Como sabemos, Frei Bento está entre aqueles que reclamam a necessidade da realização de um novo Concílio!
Sobre tudo isto e muito mais, a conversa, desde já, com Frei Bento Domingues!
Links Amigos