José D'Alexandre.Auto retrato
Da esquerda para a direita, Colaço,Cardoso,Saramago, Tropa.
Como disse à Salomé, sua mulher, por uma difusa conjugação de factores, quis a vida que tivéssemos convivido muito pouco, et pour cause, a sua obra me tivesse, em parte, escapado.
Fiquei deslumbrado pelo que vi, uma certa aproximação à obra de Mário Botas, outro dos artistas que partiu muito cedo, e creio que digo tudo com esta homenagem que aqui lhe presto destacando-o no meu mural e na edição de quase todas as suas obras expostas.
A imagem que guardo do Zé anda muito próxima, por um lado, de um certo inconformismo dos dias, por outro, em procurar as suas próprias respostas para as questões do quotidiano. No que à arte diz respeito, guardo um certo encantamento da forma com que me falou de umas técnicas muito iniciais no que à cerâmica e sua cozedura se referia.
2
A melhor homenagem que o Zé deve ter podido presenciar, teve lugar esta tarde, "sentindo", "presenciando" que a sua vida e obra, apesar de curta, não foi em vão.
Deu para juntar à volta do seu nome e obra, outros nomes e outras obras com um mesmo chão comum: Mação.
Uma homenagem que teve, por um lado, o mérito do artista plástico Mário Tropa como factor agregador, pelo menos no que me diz respeito, e por outro, como pude pessoalmente testemunhar-lhes, dando-lhes os parabéns pela iniciativa, quer ao novo Presidente da Câmara, quer ao seu antecessor. 3
O espaço da nova Galeria Municipal de Mação em nada fica atrás de alguns espaços que conheço e acho que a obra dignifica exemplarmente a Câmara de Mação..
(Apenas lamento, aquela pala exterior que choca com a beleza das paredes erguidas com a pedra da nossa região. Adivinho o contraditório afirmando que é um diálogo de estilos.Certo. Por mim, preferia um diálogo que não me causasse tantos estalos).
Tenho orgulho em participar nesta iniciativa. Como costumo dizer, a Arte não se esgota nas Galerias. A Arte somos nós. Oxalá este espaço e quem nele se expuser (desde logo, apoio todas as exposições que também convoquem os artistas da região com menos "nome"!)contribua para dias melhores. Mais próximos da Beleza e do Belo.
antónio colaço
Obras de José D'Alexandre.